quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Unique

Gosto de observar as pessoas. Seus gestos, suas comunicações, suas interações em grupo, como uma pessoa nova chega a um grupo já formado, suas atitudes. Não faço isso para julgar, mas sim para entender como é seu perfil e assim tentar absorver as características positivas.

É impressionante como o caráter de uma pessoa é totalmente único e exclusivo. Certas pessoas têm os mesmos pais, freqüentam as mesmas escolas, viajam para os mesmo lugares, praticam os mesmos esportes e são totalmente diferentes no jeito de pensar e interpretar a vida. Graças a Deus, diga-se de passagem. Vocês conseguem imaginar que mundo entediante seria se todos fossem iguais ou muito parecidos. Eu surtaria, fato.

Em um mundo onde a globalização está em nossas veias, o considerado “padrão” se espalha como um vírus de computador. Em poucos dias a roupa que a Lady Gaga usou no show já vira o padrão para todos do mundo da moda. A frase que o Capitão Nascimento fala no filme já vira a nova gíria em questão de horas. Ou ainda imagine quantos bebes nascem com o nome do protagonista da novela das 8. A questão é que a facilidade e a velocidade no fluxo de informação, potencializado pela admiração de meia dúzia de formadores de opinião, prolifera a todos a padronização. O homem tem facilidade e gosta sempre de tentar se enquadrar dentro de algum grupo ou dentro de algum conceito. Entretanto o ser humano é engraçado, e cada cérebro interpreta a mesma informação de forma diferente, e isso é mágico!

O caráter e personalidade de uma pessoa é a junção de inúmeros fatores por que uma pessoa vivencia: educação dos pais, circulo de amizade, educação das escolas, entre muitos outros. O problema é que essas experiências são vividas por cada um, ou seja, não existe padrão de pensamento.

Diferenças não são ruins, muito pelo contrário, faz você abrir os olhos para pontos que antes desprezara. Com as diferenças aprendemos, crescemos, e criamos novos conceitos em nossas mentes. Nosso caráter está sempre em constante formação, e isso continuará assim até o último dia de nossas vidas. Enquanto estivermos vivos, estamos absorvendo involuntariamente todos os fatos que acontecem em nossa volta. Mas também é obvio que quanto mais velho, mais experiências vividas e assim o seu filtro mental do que te pode fazer bem fica mais definido.

Por isso que Einstein já dizia que uma mente aberta a uma nova idéia jamais volta ao seu estado de origem. Sábio mestre que conseguiu explicar em uma simples frase que é impossível ser igual hoje e amanhã. O ponto é que você pode simplesmente mudar ou pode evoluir, e isso é toda diferença.

E viva a diferença! Viva o eu de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário