terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pegou?

Sempre reclamamos que as coisas não estão certas, que as pessoas não estão respeitando umas as outras, que se continuar assim não vai dar. Assim os nossos queridos governantes elaboram e aprovam leis, que teoricamente seria para o bem da maioria. Vamos supor que eles estejam de certos. Neste exato momento, quando a lei é passada para a população que no Brasil, e única e exclusivamente no Brasil, acontece um fenômeno que me intriga. Tanto no seu conteúdo como na prática.

O Brasil é o único lugar do mundo onde não é judiciário que julga as leis, mas sim a população, ou seja, o executivo em sua prática. Não entendeu ainda? Vou tentar deixar mais claro. O que aconteceu quando foi divulgado que uma LEI municipal foi aprovada e a partir de então seria proibido fumar em ambientes fechados dentro do estado de São Paulo? A população simplesmente julgou que não seria boa e começou a espalhar no boca a boca que esta LEI não ia “pegar”. Como assim “pegar”? Desde quando uma LEI tem que “pegar” para ser cumprida? É lógico que se há multas altas ou se há algum interesse maior, os políticos exigem que as forças armadas, polícia, fiscais, o Papa ou quem quer que seja, faça cumprir essas regras. E no caso do exemplo citado a lei está sendo cumprida, graças a Deus. Mas existem casos mais gritantes como o de usar cinto de segurança no banco de trás do veículo. Sim, isso é uma LEI federal, mas a população simplesmente fez com que essa LEI não “pegasse”. Ninguém cumpre e ninguém é punido. Simples assim.

Eu estou surtando ou esse fato de uma LEI “pegar” ou não é completamente absurda? É tão absurda que começa a me fazer refletir sobre todas as leis que estão sendo cumpridas e descumpridas, tentando entender o porquê de cada uma ter tido sucesso ou fracasso. Só de escrever que uma LEI pode ter fracasso já me faz rir.

Mas tudo bem, assim o país evolui mais do que há 10 anos e muito menos do que poderia estar nos dias atuais. Fazendo com que apenas as fortunas aumentem e os batalhadores continuem medíocres. As eleições estão chegando e com ela todas as torças de interesses e favores que me desiludem mais a cada ano. Mas isso vai mudar, garanto que quando nossa geração que cresceu vendo essa palhaçada no governo chegar ao poder, farão diferente. Assim espero e assim estarei eu no meio para tentar ajudar da maneira que for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário