quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O troco da troca

Eu nunca pedi para ter uma vida melhor. Nunca achei que minha vida era algo que eu não pudesse melhorar. Sempre enxerguei a vida como um longo caminho onde pessoas, fatos e coincidências maiores sempre tentam te indicar o caminho certo. Mas como eu já escrevi algumas vezes o caminho certo nem sempre é o mais curto ou mais prazeroso. O ponto é que eu nunca me senti levado por um barco onde eu não pudesse direcionar. Creio no livre arbítrio, mesmo que possa acontecer de meus pré-julgamentos sobre um conceito ter sido influenciado pelos formadores de opinião, mas esse é um assunto pra outro dia.

Pensando com este ponto de vista, sempre tentei fazer o melhor de mim. Isso eu não digo para os trabalhos e estudos, mas para o que realmente importa para mim: o relacionamento com pessoas. Quando digo relacionamento não estou querendo falar única e exclusivamente de relacionamento amoroso entre homem e mulher, estou falando de todos os tipos de relacionamento humanos e isso inclui amigos, familiares, namoradas, pais, colegas de trabalho... e todos os outros tipos de parentesco que podemos ter com pessoas que estão no nosso dia-a-dia. Pra mim essa é a maior fonte de conhecimento possível, é a maior troca de experiência existente, pois muitas vezes se aprende na prática o que a teoria nos cegou.

Na minha visão, quando se propaga o bem, se espera o mesmo em troca. Mas quando isso não ocorre, a frustração é nítida e revoltante. Sempre tive essa linha de pensamento esperando o dia em que tudo isso que plantei fosse colhido. E a espera é longa e quase desanimadora. Errado! Completamente errado! É só eu olhar para os lados e refletir, olha quantos amigos eu fiz, olha quantas pessoas tem o prazer em vir conversar e ter uma troca de experiência olhando nos olhos. Repare em quantas histórias eu tenho pra contar, engraçadas, felizes, trágicas... Esse é o retorno! Isso é o que me faz crescer. O retorno de tudo que propago são meus próprios gestos e pensamentos, que se aprimoram a cada dia. É obvio e claro que muitas vezes errei e errarei outras tantas, mas do mesmo modo, tentarei crescer com esses pontos.

Mas é engraçado o quanto mais eu reflito, mais aprendo, mais leio, menos eu me conheço. As vezes tenho a nítida impressão de que os outros me conhecem melhor que eu mesmo. Queria conseguir entender meus atos, meus pensamentos. Queria conseguir entender porque muitas vezes vou dormir feliz e acordo triste. Queria entender porque muitas vezes não consigo corresponder à altura, pessoas que tanto gosto. Queria entender porque falhei muitas vezes mesmo sabendo que iria ao começar algo não iria dar certo.

Essas são apenas um milionésimo de fração dos questionamentos que me atordoam todo santo dia. Todo dia faço o mesmo caminho de casa para o trabalho, mas cada dia meu pensamento está totalmente diferente. A questão é a cada dia nós mudamos, pois essas experiências de convivência com os seres humanos nos transformam, direta ou indiretamente. Tenho muito que aprender para muito pouco tempo de vida. Se pudesse largava tudo que conquistei apenas em busca de certas respostas.

É, surtei.

3 comentários:

  1. Calma!
    Amanha você acordará mais calmo menos aflito, mas conformado, menos surtado!!!!
    Cada dia é um dia e tem dias que são assim, a busca pelas respostas não nos deixa espaço para mais nada além do aflitivo questionamento de tudo..
    Amanhã será um novo dia! O importante é que continue sendo mais um dia de transformações e crescimento, de prazer e de dor, de tudo que faça com que você continue buscando o seu caminho!
    Com carinho...

    ResponderExcluir
  2. "Se pudesse largava tudo que conquistei apenas em busca de certas respostas." Não pense assim amigo! tem pessoas que não tem respostas, você as tem! O que você ainda não percebeu, é que precisa organiza-las. Isso só você é capaz de fazer!!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Grande Guerreiro! Sempre foi diferenciado!

    Refletir é crescer como ser humano amigo, e por sinal você tem crescido muito!

    Grande Abraço!
    Cesinha Lacerda!

    ResponderExcluir