quinta-feira, 22 de julho de 2010

Inteligibilidade

As coisas acontecem ao acaso? Não pra mim. Na minha humilde opinião, somos todos resultados da causalidade.

Causalidade é a relação entre o impacto que um fato ou evento pode causar a outro(s). Ninguém está salvo dessa relação, por mais que não percebamos ou que não queiramos, somos resultado de alguma ação. Grosseiramente falando, toda ação gera uma reação.

Isso eu aprendi primeiramente no colégio e depois nos primeiros anos da faculdade de engenharia. Sempre cheio de cálculos e teorias, isso me parecia muito claro e simples, por exemplo, a bola só se move devido à força que eu apliquei sobre a mesma. Porem somente hoje, muitos anos depois de ter “aprendido” essa teoria é que me dei conta do seu real teor, o sentido em que esta simples teoria se aplica a praticamente tudo em nossas vidas. Vamos tentar ser mais práticos para facilitar o entendimento.

Hoje eu só estou filosofando sobre este assunto (reação) devido a um intrigante filme que debateu o assunto ontem (ação). Hoje eu cheguei ao trabalho completamente estressado (reação) devido ao terrível transito que eu peguei no caminho (ação). Essa relação vale para quase tudo em nossas vidas, até as menores coisas como alguns sentimentos de amizade, amor, ódio... Tudo é devido ao “por que”, todos somos resultados de alguma ação, que refletiu em nossas mentes e se transmitiu em reações/sentimentos.

Isso nos leva a pensar que não somente somos resultado de alguma ação, mas que tudo que façamos irá gerar uma nova reação. Então já estamos falando da reação em cadeia, ou então do famoso efeito borboleta. Para os leigos, o efeito borboleta é a complexidade em que uma insignificante batida de asas em um lado do mundo pode gerar um furacão no outro lado do mundo. É lógico que esse exemplo da borboleta é um exagero e extremista, mas o efeito borboleta é muito claro no nosso dia a dia. Imagine que você ao comer uma bala dirigindo na marginal joga o papel pela janela, você pensa que um mísero papelzinho não vai interferir em nada na cidade que já se encontra imunda. Agora imagina este pensamento multiplicado por 20 milhões de habitantes que existem na cidade, o rio vai transbordar de tanto papel, e quando chover, os bueiros vão entupir por papel, o rio transbordará, e você no teu carro reclamará que São Paulo é lixo e que os prefeitos não fazem nada para melhorar a situação. Ação e reação!

Reflita alguns segundos sobre o assunto, você vai entender que o que eu estou falando não é tão absurdo assim. Essa teoria da causalidade serve tanto para relações humanas quanto para relações com o meio ambiente. Pense duas, três, quantas vezes forem necessárias antes de tomar alguma decisão/atitude, pois toda e qualquer ação terá sua reação e irá gerar algum impacto, seja ele positivo ou negativo. Se não concorda com algo ou alguma situação, comece a mudar por você!

Apreender a causalidade de um fenômeno é apreender sua inteligibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário